A Prefeitura Municipal de Caseara juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, inicia nesta terça feira 01 de Novembro de 2022 a campanha de Educação Sanitária no Município.

A Prefeitura de Caseara juntamente com a Secretaria de  Meio Ambiente e Turismo, inicia nesta terça feira 01 de Novembro de 2022 a campanha de Educação Sanitária no Município.

Educação Sanitária – Novos Tempos

Na pandemia da COVID-19, foi necessário adotar várias práticas sanitárias e ambientais para prevenir a disseminação desse vírus, hábitos higiênicos contribuíram para manter a saúde da população protegida.

Em casos de saúde pública a Vigilância Sanitária tem um papel conscientizador de utilizar ferramentas para auxiliar a população a ter comportamentos que sejam saudáveis e não destruam o meio ambiente. Ela não se limita somente aos aspectos burocráticos, mas assume também as tarefas de fiscalização.

Nesse sentido, a Vigilância Sanitária utiliza a educação sanitária para transformar a vida da comunidade. Essa ferramenta é um conjunto de práticas educativas que visa promover o conhecimento e mudanças no comportamento da população, diante dos problemas sanitários através de hábitos que envolvam cuidados com a saúde e o meio ambiente. Algumas ações podem auxiliar no comprometimento dos deveres para ajudar a melhorar as condições do ambiente em que vivemos:

• Verifique se há vazamento em mangueiras e torneiras;

• Regue o jardim utilizando baldes em vez de torneiras;

• Não deixe a água corrente enquanto escova os dentes;

• Feche a torneira ao ensaboar as mãos;

• Jogue o lixo nas lixeiras, ajude a preservar o meio ambiente;

• Lembre-se pequenas ações ajudam a preservar o meio ambiente.

A educação sanitária é crucial para movimentar mudanças positivas no nosso cotidiano. Ela proporciona para a comunidade ações educativas para que se tornem agentes multiplicadores, através da conscientização sanitária, possibilitando um exercício pleno da cidadania com melhoria na qualidade de vida.